domingo, 29 de dezembro de 2013

Parque Professor Amílcar Vianna Martins - O parque escondido!



Ontem estivemos no Parque Professor Amílcar Vianna Martins e foi um ótimo passeio. Como já disse em outro post, fui surpreendida com tantos parques e praças escondidos em BH. Esse é realmente bem escondido. Segundo o site da Prefeitura de BH o parque foi implantado em 2000 e possui 18 mil m². Esse espaço é dividido com um reservatório de água, construído em 1897 e desde então mantem-se ativo. 

O reservatório, conhecido como Reservatório da Serra, abastece os bairros Serra, Anchieta, parte do Cruzeiro, São Lucas e Funcionários. Ele desperta uma curiosidade enorme por seu imenso prédio antigo com uma minuscula porta. Não encontrei placa explicando o que era e tive que perguntar ao guarda municipal para entender o que era aquilo. 


Também se encontra no local a Gerência de Jardins e Áreas Verdes da Regional Centro-Sul, que alias embeleza o local com varias mudas de arvores e hortas. Vi também por la um barracão da SLU mas não tenho confirmação de seu funcionamento.

Uma coisa que me assustou foi a frente do parque. Só soube que podia ser o parque porque na lixeira falava alguma coisa de parque. A frente do local parece de uma casa abandonada e a unica placa que acho que indicava que era o parque, vândalos encheram com panfletos.

Vamos aos itens que iriamos analisar?

Como é a estrutura do local? Como é a distribuição de espaço?
Já disse das outras coisas que possuem no parque como uma gerencia de jardins e o reservatório, agora vamos falar do que tem no parque. Temos no parque diversas partes de gramado verde para aproveitar para um belo piquenique ou para uma simples soneca. Alem disso possui uma belíssima academia da cidade, um mirante, parquinho de madeira, casa com o guarda municipal e estacionamento.

O local está conservado? Está Limpo? Possui lixeiras? Grama aparada? Jardim cuidado?
Está bastante conservado sim, e limpo. Possui bastante lixeiras e inclusive de lixo reciclável. A grama está só um pouco alta, mas não é nada demais. As plantas que la possuem estão bem cuidadas. Imagina se não tivessem também neh?! Com a gerencia de jardins e área verde na mesma área. Achei pouco florido, tem algumas arvores, mas também não achei que eram muitas.

Como é a iluminação do local? Suficiente para noite? E a segurança?
Iluminação eu vi pouca, mas também o funcionamento é até as 18h. E pelo que vi, fica pelo menos 1 guarda municipal com a viatura lá o tempo todo.

Quais os grupos de pessoas estavam no local no dia que visitamos? No dia tava cheio? É Cracolandia?
Quando chegamos tinha um senhor com seu cachorro e uma família no parquinho. Deu pra perceber que em sua grande maioria, esses são os grupos que ali frequentam. Não vi sinais de ser cracolandia.

Possui água filtrada? Possui lanchonete ou algo ao redor?
Custamos achar água, só achamos quando perguntamos ao guardinha e mesmo assim a água é no barracão da gerencia de jardins. Possui 1 telefone publico também e banheiros somente la nesse barracão e mesmo assim nem animei olhar la dentro, dava medo! Possui um restaurante la fora e na hora que tem faculdade deve ter barraquinhas la na frente. Porem é perto da afonso pena e la deve ter muita coisa. 

O acesso ao local é fácil? É escondido? Tem estacionamento ou local fácil de estacionar perto? Possui ônibus ou outros meios de transporte que passam perto?
É de super fácil o acesso, porem como já disse super escondido. Tem estacionamento la dentro que só funciona feriados e fim de semana. Fora que na rua da pra estacionar, isso se não for em horário da faculdade neh?! Ônibus para aquela região é o que não falta. Pegar qualquer um que suba a afonso pena e descer no MC Donalds. Qualquer coisa pergunta pra alguém como chegar na FUMEC que é bem do lado, porque duvido que alguém saiba do parque.

Quais os itens de lazer que contem no local? Existem mesas para lanche ou jogos? Possui Cadeiras? Há locais com sombra?
Acho que a maior atração do local é o mirante que tem uma vista linda. Acho que um ótimo local pra casal viu. Vou postar as fotos e vocês verão o que estou falando. Mas temos a academia e o parque de madeira também pra atender a todos os grupos. Possui cadeiras, mas não temos mesinhas. Tem bastante local com sombra das arvores e o clima estava super agradável mesmo com esse calor que fazia hoje. A academia possui bicicletas que tem uma grande vista ao lado do mirante. Vale a pena pedalar um pouco. Resumindo, mesmo a gente ter ido rápido e sem levar muita coisa pra divertir, foi extremamente divertido conhecer esse parque. Não possui mesas para lanche e temos poucas cadeiras. 

Possui guia turístico? Possui acessibilidade? Possui placas?
Não temos o guia turístico, só o guardinha que provavelmente não deve falar inglês como a maioria dos brasileiros. Por isso o turista teria dificuldades de se informar. Até mesmo porque não tem placa nenhuma, a não ser com o nome do parque la dentro e a mesma explicando sobre o homenageado da praça. Possui rampas mas acho bem difícil um cadeirante ficar totalmente independente la no parque por não ter nenhuma trilha pra cadeira andar só grama e as vezes aquelas pedrinhas. Inclusive no mirante achei a madeira muito espaçada e duvido nada disso atrapalhar também.

Eu recebi um desafio de minha cunhada de sempre fazer um poema. Confesso estar sem ideias já, depois de tanto falar. Mas vamos tentar?

Era um lugar escondido,
Lá no alto da cidade.
Um lugar encantado,
Para todas as idades.

Fraquinha mas é isso ai que eu senti.

Apesar de todas considerações que fiz, vale muito a pena visitar e nos divertimos demais. E vocês quando vão "indiar"?

Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 18 horas. 
Localização: Rua Cobre, 114, Bairro Cruzeiro.
Informações: 3277-4161
Entrada gratuita. 

Veja aqui as fotos!


Até a próxima!

Sara Regina Zeferino Chagas

sábado, 28 de dezembro de 2013

O que analisar numa praça ou parque publico?

Hoje vamos iniciar nossos programas de índio aqui no blog e, como uma boa analista que sou, estou fazendo um checklist de coisas que devemos analisar nos locais visitados. Segue a lista do que pensei inicialmente. Se alguém pensar em mais alguma coisa pode sugerir.

Como é a estrutura do local?
Como é a distribuição de espaço?
O local está conservado?
Está Limpo?
Possui lixeiras?
Grama aparada?
Jardim cuidado?
Como é a iluminação do local? Suficiente para noite?
E a segurança?
Quais os grupos de pessoas estavam no local no dia que visitamos?
No dia tava cheio?
É Cracolandia?
Possui agua filtrada?
Possui lanchonete ou algo ao redor?
O acesso ao local é facil?
É escondido?
Tem estacionamento ou local facil de estacionar perto?
Possui onibus ou outros meios de transporte que passam perto?
Quais os itens de lazer que contem no local?
Existem mesas para lanche ou jogos?
Possui Cadeiras?
Há locais com sombra?
Possui guia turístico?
Possui acessibilidade?
Possui placas?

Até agora acho que é só... Se lembrar de outra coisa falo pra vocês... E se lembrarem me falem... Combinado?!

E ai? Vamos "indiar"?

Sara Regina Zeferino Chagas

sábado, 14 de dezembro de 2013

Como a ideia surgiu e quem somos...

Passeio no Zoo de BH
Esse projeto nasceu de um gosto por programas de índio de um casal. Moramos em Belo Horizonte e todos daqui sempre falam que BH não tem lugar pra sair a não ser bar. Sempre falamos que não era bem assim, que tinha poucos, mas existia lugares legais para um bom programa de índio.  Achamos que os parques e praças legais que existiam já havia visitado todos. 

Mas um dia de muito tédio e vontade de "indiar" (acho que inventei essa expressão... vou patentear rs) por ai, fui no site da prefeitura de BH procurar se havia mais algum parque legal para conhecer e me deparei com diversas praças e parques, que pelo menos nas fotos, eram super atraentes. Inclusive tinha um no meu bairro e eu nem tinha ideia. Resolvemos que então iriamos visitar todos eles. E já que estaria visitando, porque não fazer com que todos conheçam? 

Na outra semana dessa decisão, teve uma reportagem de uma praça que foi inaugurada em bh havia 1 mês e até hoje não tinha iluminação. Por isso decidimos que alem da dica de lugar, iriamos avaliar as condições da praça ou parque. 

Passeio na Gruta da Lapinha
Então iremos visitar lugares públicos e tirar fotos avaliando se esse lugar tem condição pra receber nossas famílias e trazer diversão. Estamos abertos a sugestões. Com isso você poderá saber se aquela praça é um ambiente seguro e confortável para seu programa. 

Tentaremos identificar antecipadamente qual lugar iremos visitar, para que assim você se programe e quem sabe nos faça companhia nessa aventura?!

Não temos pretensão financeira ou qualquer coisa parecida. É realmente o uso de um projeto pessoal para o bem de todos. Quem quiser nos acompanhar... É só nos seguir... Aceitamos dicas...

Abraços!
Sara Regina Zeferino Chagas